La Paz: transporte

O transporte público da Bolívia, de um modo geral, é limitado e geralmente os turistas andam de táxi porque é baratinho. Em La Paz rodam dois tipos de táxi: os que só têm um adesivo colado e os que têm uma estrutura em cima, geralmente com o número da empresa. Tipo isto aqui:

Vehiculo-Mariscal-Santa-Cruz-Paz_LRZIMA20111018_0014_3

Os táxis que não pertencem a empresas são mais baratos. Eles cobram, dependendo da distância, de 5 a 10 bolivianos (lembre-se de que na Bolívia não tem taxímetro) mais ou menos. A parte ruim deles é que são menos seguros e também buscam outros passageiros pelo caminho, ou seja, você pode estar com desconhecidos no mesmo carro indo para um lugar totalmente diferente do seu.

Como eu era uma mulher sozinha na Bolívia, que é um país extremamente machista, preferia sempre andar de táxi de empresa. Não era caro, me cobravam de 10 a 20 bolivianos, mas eu quase não usava porque a cidade é pequena, dá para fazer tudo a pé, além de ser muito trânsito. Até o aeroporto, o preço é fixo: 70 bolivianos.

É bom atentar para o fato de que, por não ter taxímetro, os taxistas fazem o que querem com o preço. Em dias de chuva, o preço sobe; se tem manifestação bloqueando o caminho, o preço sobe; se está muito trânsito, o preço sobe. Eu ficava irritada demais com isso porque precisei algumas vezes para ir ao hospital, mas não tem muito o que fazer… Você pode tentar negociar, mas provavelmente vai ser sem muito sucesso.

Andei de ônibus uma vez e até foi uma experiência agradável perto dos “micros” de Santa Cruz. É bem mais barato, custa cerca de 1,50-2 bolivianos. Não é muito prático de pegar: tem que perguntar bastante, nada é sinalizado. Eu andei neles porque queria realmente conhecer, senão era bem mais fácil ter ido andando ou de táxi, acreditem.

Além desses tradicionais, o pessoal de lá usa muito os teleféricos, como contei aqui. São três linhas pela cidade que ligam La Paz à cidade de El Alto, com paradas pelo caminho. A passagem custa 3 bolivianos e achei que valeu a pena. Tudo me pareceu muito seguro, me lembrou o teleférico da Emirates em Londres, sem exagero. Tudo novinho e cuidado. Recomendo como meio de transporte e como atividade turística também. Obviamente, pensei em ir para o aeroporto nele, já que uma das estações é El Alto, mas não cheguei a tentar porque vi alguns avisos de que era proibido embarcar com equipamentos ou bagagens muito grandes e entendi que minha ideia era muito óbvia para ninguém ter tido antes.

Qualquer dúvida, é só perguntar aqui nos comentários. Tenho muitos amigos por lá e posso dar uma pesquisada com eles :)

3 comentários sobre “La Paz: transporte

  1. Pingback: La Paz: passeios | Paula Drummond

  2. Olá! Gostaria de saber como vc escolheu a empresa de táxi e se tem telefone, também vou sozinha para o aeroporto e gostaria de me sentir um pouco mais segura. Vou te teleférico até ele alto pois estou com pouca bagagem. Obrigada desde já!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s