Como chegar dos aeroportos de Londres até o Centro

Uma das coisas que mais pesquiso quando vou viajar é como chegar dos aeroportos da cidade que estou visitando até o centro da cidade. De preferência, como fazer isso usando o transporte público, já que normalmente viajo de mochila e com o dinheiro contado. Reuni neste post como fazer isso em Londres a partir dos três principais aeroportos da cidade: Heathrow (o principal, onde você deve aterrissar se vier de um voo direto do Brasil), Gatwick e Luton (fazem mais voos internos ou na Europa).

HEATROW

Metrô normal: Londres é uma cidade incrível no quesito transportes e você chega de Heathrow ao Centro de metrô. Se você fizer um voo direto pela TAM, deve aterrissar no terminal 1, a British Airways fica no 5. De qualquer forma, a Picadilly Line (azul-escura) te leva até as principais áreas da cidade. O primeiro metrô saindo do aeroporto e indo até o Centro sai mais ou menos 5h e o último, 23h30. A viagem demora cerca de 1h. Para voltar, é a mesma coisa, só se certifique de comprar um bilhete de metrô que chegue até a Zona 6 (cerca de £6.00). Recomendo muito comprar um Oyster Card, cartão de transporte, no metrô mesmo. É mais prático, funciona no sistema pré-pago e as viagens são mais baratas.

Heathrow Express: é um trem expresso que liga Heathrow à estação de Paddington, no Centro. Ele é mais caro, mas mais confortável, tem WiFi e a viagem só dura quinze minutos. A tarifa, se comprar pela internet, é de £25 em horários de pico (7-10h e 16-19h em dias úteis) e de £22 fora deles. Se você quiser comprar já com a volta (Return), o bilhete fica em £37.00. Acho que é a opção de melhor custo-benefício.

Ônibus: diversos ônibus da National Express ligam o aeroporto a vários destinos. Alguns ônibus locais fazem o serviço, consulte mais informações no site do aeroporto. Se você chegar de madrugada na cidade e não quiser pagar um táxi ou outro serviço de transfer, uma boa opção é o ônibus noturno N9. Ela não é tão prática porque você não pode comprar o bilhete dentro do ônibus, tem que ter um Oyster Card carregado. Ele deixa na Trafalgar Square e a viagem dura cerca de uma hora.

GATWICK

Gatwick Express: assim como Heathrow, Gatwick também tem um trem expresso que liga o aeroporto ao Centro, mais especificamente à estação de Victoria. A viagem dura meia hora e o trem sai de 15 em 15 minutos. O preço varia de acordo com a antecedência da compra, mas gira em torno de £17 para a ida. Você pode comprar o bilhete com antecedência pelo site do Gatwick Express. Se você está chegando por Londres, mas seu destino final é Brighton ou outras cidades inglesas, ele também pode ser útil, consulte o site para ver mais rotas.

Ônibus: os ônibus da National Express também operam ligando Gatwick ao Centro. Você pode comprar seu bilhete nos balcões da empresa que ficam do lado sul e do lado norte do aeroporto. Uma opção para os mochileiros (#myjam) é o easyBus, que custa apenas £2 em determinados trajetos e operam de 4 até 1 da manhã, ou seja, quase 24h de serviço. Os ônibus saem de 15 em 15 minutos dos dois setores do aeroporto, pergunte no balcão de informações.

LUTON

Trem: o aeroporto de Luton tem uma estação de trem da National Rail que o conecta a alguns pontos de Londres. O bilhete gira em torno de £15 só a ida.

Ônibus: os ônibus A1 da National Express e o Green Line 757 fazem a ligação de Luton com a rodoviária Victoria Coach Station diversas vezes ao dia com paradas. No site da Green Line, a tarifa que encontrei foi de £10 só a ida e £17 ida e volta.

TRANSFER

Na ida eu realmente não vejo muito motivo para pegar táxi ou contratar um serviço de transfer se você estiver com pouca bagagem, mas na volta, depois das compras, pode ser que valha a pena. O serviço de transfer mais em conta que achei foi o da empresa Airport Executive, que me cobrou acho que £60 para ir de King’s Cross até Heathrow. Dividindo com as outras duas pessoas que estavam comigo, valeu a pena. Marquei um dia antes e chegaram no horário certinho. O telefone é este (atendem em inglês): +44 20 8838 3333.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s