Santa Cruz de la Sierra: transportes

O transporte em Santa Cruz de la Sierra é difícil. Além do aeroporto, acho difícil algum turista precisar realmente se locomover na cidade, mas não custa nada falar sobre isso. Por lá não tem metrô, só os micros e os táxis.

Os micros são ônibus muito pequenos e caindo aos pedaços, não literalmente, mas praticamente. Boatos de que estão implementando novos ônibus, mas eu não os vi enquanto estava lá. Os micros são decorados cada um de uma forma, mas são bem característicos:

Eles custam 2 bolivianos, mas você pode pagar 1 se for estudante ou criança. Passam em quase toda a cidade e não tem muito tempo de intervalo entre um e outro. Com um pouco de amor no coração, você acaba se acostumando com eles.

Dica de ouro: os micros não têm ponto, você tem que gritar “para, por favor” para descer. Mas grita mesmo, com todo o pulmão. Como você sabe onde descer? Você não sabe. Pede para o motorista te avisar quando chegar onde você quer, mas vou te dar o spoiler de que eles vão esquecer sempre, então minha dica é você acompanhar no GPS no celular.

Dica de ouro 2: se você não souber andar pela cidade, dá um jeito de sentar. Não me orgulho de dizer que fazia de tudo para sentar nesses ônibus porque em pé, por causa do teto meio curvo nas laterais, você simplesmente não enxerga onde está e onde tem que gritar para saltar.

Os táxis, assim como em La Paz, são de dois tipos: os que são carros de passeio e apenas têm um adesivo de táxi colado e os que são de empresa, tudo bonitinho. De qualquer forma, é difícil saber qual é qual. Eu odiava andar de táxi lá porque não tem taxímetro, eu nunca tinha certeza de que o táxi não era pirata e ouvi muitas histórias de taxista desviando do caminho, abusando de meninas… Eu fazia a chata e nunca andava sozinha. Um grupo de amigos homens que fiz andava sem problema nenhum, mas aí vai de cada um.

Nos dois tipos de táxi, recomendo você combinar o preço antes de entrar. Tive muitos problemas lá de combinar um preço e eles aumentarem depois de perceberem que eu era turista. No início, eu deixava quieto, mas depois, quando já conhecia melhor a cidade e estava melhor no espanhol, batia boca e eles voltavam ao preço original frequentemente.

Não vou mentir, o transporte lá é complicado. Mas já existem algumas coisas que facilitam um pouco: em Santa Cruz também tem EasyTaxi, apesar de eu nunca ter usado, e fizeram um aplicativo muuuito útil para ajudar com os micros. O nome desse aplicativo é Crucero e com certeza você encontra para Android, não sei para IOS. Segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mos&hl=es-419.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s