La Paz: Mercado das Bruxas

Se for a La Paz, não deixe de ir nesse lugar. Eu fui nele todos os dias e me divertia demais passeando e olhando tudo. O mercado fica no centro, na Calle das Brujas, e não é apenas uma atração turística, os locais realmente vão lá e compram o que precisam para fazer seus rituais. É bom ir com a cabeça aberta porque você vai ver fetos de lhamas pendurados, muitos doces muito coloridos e até poções de amor.

Os fetos de lhama são usados para dar sorte em construções. Você enterra um desses em um terreno e o que for construído em cima vai dar bons frutos, vai ter boa estrutura, etc. Eles são proibidos de matar lhamas, que são animais sagrados, todos esses fetos são frutos de má-formação ou partos que terminaram mal. Curiosidade: há uma lenda urbana que diz que para dar boa sorte para construções maiores, precisa de mais energia, ou seja, energia humana. Então, eles enterram vivos alcoólatras ou drogados que vivem nas ruas no terreno de construção do prédio.

Esses doces coloridos da segunda foto são para fazerem oferendas para Pachamama, a Mãe Terra. Ela ama doces e álcool, então utilizam os dois nos rituais para ela. Algumas pessoas de La Paz brindam, jogam um pouco de cerveja no chão e depois bebem. Primeiro a Pachamama, depois a gente.

Além dessas coisas menos comuns, lá tem todo tipo de lembrancinha possível. De verdade, a única coisa que não achei lá foi marcador de livro de tecido, mas tem qualquer coisa que você puder pensar. São muitas lojas mesmo. Só atenção com algumas coisinhas: lá o comércio é superinformal, ou seja, pode ser que aquela loja não abra todos os dias; faça pesquisa de preço, algumas lojas botam o preço lá em cima quando veem que é turista, principalmente se não falar bem espanhol; e conte sempre o troco, veja se as moedas são realmente pesos bolivianos, esse tipo de coisa.

Vale muito a pena, recomendo demais, foi o que mais gostei de fazer em La Paz. Não deixe de entrar nas galerias e vielas. Você acha que não vai ter nada naquela portinha e descobre várias outras lojas com coisas muito diferentes e legais.

 

Um comentário sobre “La Paz: Mercado das Bruxas

  1. Pingback: La Paz: passeios | Paula Drummond

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s