Bolívia: chip e internet

Uma das minhas principais preocupações quando vou viajar é internet, principalmente 3G/4G. Além de motivos óbvios, tipo falar coma  família e atualizar redes sociais, eu me sinto muito perdida nos lugares sem internet porque sou muito ruim com mapas e gosto de ter possibilidades. Principalmente na Bolívia, que seria minha primeira viagem sozinha, eu estava tensa nesse quesito. Fui passar dois meses por lá, sendo um mês e meio morando em Santa Cruz de la Sierra fazendo trabalho voluntário. Eu morei na casa de uma família e eles que me ajudaram com tudo.

Primeiro ponto: não é fácil achar redes Wi-Fi, principalmente abertas, na Bolívia. Não conte que você entrará num restaurante e terá Wi-Fi porque nem na casa em que eu morava tinha. Assim, era uma necessidade para mim e para minha mãe aqui no Brasil eu ter um chip com dados móveis.

Segundo ponto: vou contar como foi a minha experiência com o chip boliviano. Já li em diversos lugares que turistas não conseguem comprar chips na Bolívia e não vou saber confirmar ou não porque minha linha estava cadastrada numa identidade boliviana.

Cheguei na cidade e pedi para minha família me levar para trocar dinheiro e comprar um chip. Na correria, esqueci meus documentos na carteira, pois fui só com a doleira. Quando cheguei na loja, me liguei disso e avisei para a minha host, que disse que não tinha problema e que faria a conta na identidade dela. Por isso e só por isso eu não sei como é a experiência de um turista com a compra do chip.

Operadoras bolivianas

Na Bolívia existem três operadoras: Entel, Tigo e Viva. Ouvi muita gente falar mal da Tigo e dizer que a Entel era a melhor, assim como que a Entel era a pior e a Tigo era excelente. Nunca ouvi nada da Viva e, sinceramente, não faria chip deles porque não vi muitos pontos de recarga.

Minha experiência com a Entel

Escolhi a Entel por indicação da minha família. Ela é a operadora do governo (segundo a galera de lá) e essa informação vai ser importante no futuro. Na loja, minha host preencheu alguns dados e comprei um chip por 10Bs. Depois, fiz a recarga na loja mesmo. Comprei o pacote de 140bs que me dava direito a 3000MB de internet 4G para um mês. Como não tinha Wi-Fi em casa, eu acabava recarregando antes, mas me servia bem. Essas são as outras tarifas:

tarifas entel

Gostei bastante da internet. Era bem rápida. O chip da Entel e o meu celular se desentendiam às vezes e eu ficava sem rede. Tive que ir na loja algumas vezes resolver o problema. Importante: as lojas só abrem em dia de semana.

Numa dessas vezes que fui na loja resolver o problema da rede, a atendente perguntava por que eu não passava o número para a minha identidade brasileira, então acredito que seja possível, mas não é fácil, requer um pouco de espanhol.

O ponto alto da Entel, para mim, é a cobertura. Por ser do governo (ou incentivada por ele) eu consegui sinal de internet até na Isla del Sol. Em alguns pontos do deserto de sal eu também tinha sinal para ligação e é por isso que eu indico a operadora. Não sei como é a Tigo nesse quesito, mas eu era a única que tinha sinal em quase todas as situações.

Recarregar o telefone é muito fácil, qualquer lojinha de esquina vende cartões. Você raspa e segue as instruções do verso. Não tem nenhum mistério.

É necessário ter internet numa viagem à Bolívia?

Olha, pra mim era porque eu estava morando lá. Além de eu precisar falar com a minha família e amigos, também gostava de ficar atualizada sobre o mundo. Mas se eu fosse passar, por exemplo, 15 dias lá, já não sei se seria tão essencial. Apesar de ser difícil conseguir Wi-Fi, a maioria dos hostels tem, mesmo que só nas áreas comuns, o suficiente para avisar que estou viva diariamente. As coisas na Bolívia são tão informais que acho que vale muito mais a pena perguntar na rua do que ver qualquer coisa no telefone. As pessoas costumam ser solícitas e tentam te entender mesmo que seu espanhol não seja ótimo.

Mais informações:

http://www.entel.bo/inicio3.0/index.php

http://www.tigo.com.bo/

http://www.viva.com.bo/

2 comentários sobre “Bolívia: chip e internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s