Leituras durante o mochilão pela Europa

Cheguei no Brasil! Fiquei dois meses viajando e, enquanto penso nos posts sobre as cidades que visitei, queria dividir com vocês as cinco leituras que fiz durante a viagem. Adorei todos os livros que li, quatro são YA e um é mais sobre história.

1889: O ANO QUE MUDOU O MUNDO

capa_1989_30-03-10.inddQuando decidi meu roteiro e soube que passaria por Berlim, pedi dicas de livros sobre o Muro de Berlim no meu Facebook. Esse livro foi dica de dois amigos e agora é minha para vocês. O livro fala da queda do Muro de Berlim, óbvio, mas vai além, comentando muitas outras coisas que aconteceram no ano de 1989 no Leste Europeu e ajudaram no fim da Guerra Fria. O autor, Michael Meyer, era jornalista da Newsweek nessa época e viu tudo acontecer de perto. Eu nem sonhava com a importância da Hungria, Polônia e Praga no processo e foi muito legal passar por esses lugares já tendo essa consciência. O livro é interessante demais e a leitura não é das mais lentas, apesar de tanta informação ter me feito deixar ele de lado de tempos em tempos. Vale a pena! :)

Autor: Michael Meyer/ Tradutor: Pedro Maia/ Editora: Zahar

POR LUGARES INCRÍVEIS

download

Quando estou viajando, prefiro ler livros YA por serem uma leitura fácil e mais rápida mesmo. Por lugares incríveis foi um pequeno problema porque eu estava em Budapeste e ficava querendo voltar logo pro hostel pra continuar a história, haha. Coincidentemente, li três livros que tinham a depressão como tema principal ou relevante para a história, talvez seja uma nova onda do mercado editorial, esse foi o primeiro e o que mais gostei. Nele, conhecemos a história de Violet Markey e Theodore Finch, dois jovens com vidas muito diferentes, mas sentimentos semelhantes. Ela tinha uma vida maravilhosa até sofrer um acidente de carro com a irmã e só ela sobreviver; ele vive períodos depressivos e problemas familiares, além de ser perseguido na escola. Um belo dia, os dois se encontram no alto torre da escola, ambos  com a mesma intenção de pular, e ele a faz descer. Desde aquele momento, os dois percebem que têm algo em comum e vão se esbarrar em muitos momentos, principalmente quando são colocados juntos em um trabalho em dupla na escola. Enfim, livro fofíssimo, triste toda vida, com várias coisinhas pra se apegar e reflexões legais. Se você gosta de livro YA, não pode deixar de ler esse! Ah, não deixem de ler os agradecimentos da autora.

Autora: Jennifer Niven/Tradutora: Alexandra Esteche/Editora: Seguinte

SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS

Simon vs. a agenda Homo SapiensAi, gente, sabe aquele livro que você tem vontade de morrer de amor? Pois é, esse é um dos casos. Essa é a história do Simon, menino gay que ainda não saiu do armário, mas não está com pressa. Ele troca e-mails com um tal de Blue, um garoto que ele não sabe quem é, só que é da sua escola. Cada e-mail deles me fazia vomitar arco-íris. Em resumo, um menino babacão da escola vê os e-mails e começa a chantageá-lo, Simon tem os amigos mais cool ever, a mãe mais fofa da vida e o livro é um grande jato de dicas musicais e amor direto no nosso coração. Para melhorar, ele ainda dá umas cutucadas na família tradicional brasileira e traz discussões sobre machismo, racismo e heteronormatividade. Destaque para as piadinhas de duplo sentido dos dois e de como a autora abordou a sexualidade deles, achei muito fofo mesmo. Acho que vou parar aqui para não falar “fofo” mais uma vez. Só leiam, tá bem? Então tá bem.

Autora: Becky Albertalli/Tradutora: (a querida) Regiane WInarski/ Editora: Intrínseca

NUVENS DE KETCHUP

nuvens de ketchup

Como tenho muitos tradutores no meu Facebook, de vez em quando surgem algumas capas de livros traduzidos por eles no meu feed. Foi assim que conheci o Nuvens de Ketchup e quis comprá-lo de tão legal que achei o título (quem nunca, rs). A narração dele foi uma sacada muito boa e original: Zoe, a protagonista, envia cartas a um prisioneiro que está no corredor da morte. E é por meio dessas cartas com linguagem adolescente que conhecemos a história de Zoe, a menina com uma família cheia de atritos, poucos amigos e que acaba se envolvendo em mentiras que levam a um final trágico. Esse final desencadeará principalmente o sentimento de culpa dos envolvidos na confusão toda, a culpa é um tema forte em Nuvens de Ketchup. O livro tinha tudo pra ser só mais um com a história da menina bonita (que não sabe que é bonita) que se apaixona por dois irmãos e tem que lidar com isso, mas consegue mesmo se destacar, sendo, inclusive, ganhador do prêmio Edgar Allan Poe na categoria melhor livro juvenil. A única coisa de que não gostei da história foi a autora ter feito vazamento de fotos de garotas nuas na internet parecer uma coisa tranquila de se lidar e perdoar. Fora isso, gostei bastante do livro e indico a leitura!

Autora: Annabel Pitcher/Tradutor: Petê Rissatti/ Editora: Rocco

MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS

MEU_CORACAO_E_OUTROS_BURACOS_N_1457047713568160SK1457047713B Outro livro em que o tema central é a depressão. Aysel é uma menina muito triste desde que seu pai foi preso por assassinar um aluno importante de sua escola, tem certeza de que pode ter em seu corpo o mesmo que fez o pai ter essa atitude e decide se matar. Só que não tem coragem de fazer isso sozinha e passa todo o seu expediente em uma empresa de telemarketing navegando pelo site Passagens Tranquilas. Em um tópico sobre arrumar parceiros para o suicídio, Aysel conhece Ronan e os dois decidem se matar juntos no dia sete de abril, data especial para o menino e aniversário de um ano do início do seu sofrimento. E vamos acompanhando a vida dos dois durante essa contagem regressiva enquanto torcemos pra eles ficarem juntos logo e desistirem dessa ideia. Adoro o Ronan, apesar de querer dar uns tapas nele no meio da história, haha, e gostei bastante de como a depressão foi trazida e explicada pela autora. Mais um da (minha) série: livros fofinhos para fim de tarde.

Autora: Jasmine Warga/Tradutor: Petê Rissatti/Editora: Rocco

Depois diga nos comentários se você gostou de algum, leu por minha indicação ou só quer shippar o casal “não-casal” de Simon vs. a agenda… junto comigo, hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s