Cheguei no Brasil! Fiquei dois meses viajando e, enquanto penso nos posts sobre as cidades que visitei, queria dividir com vocês as cinco leituras que fiz durante a viagem. Adorei todos os livros que li, quatro são YA e um é mais sobre história.
1889: O ANO QUE MUDOU O MUNDO
Quando decidi meu roteiro e soube que passaria por Berlim, pedi dicas de livros sobre o Muro de Berlim no meu Facebook. Esse livro foi dica de dois amigos e agora é minha para vocês. O livro fala da queda do Muro de Berlim, óbvio, mas vai além, comentando muitas outras coisas que aconteceram no ano de 1989 no Leste Europeu e ajudaram no fim da Guerra Fria. O autor, Michael Meyer, era jornalista da Newsweek nessa época e viu tudo acontecer de perto. Eu nem sonhava com a importância da Hungria, Polônia e Praga no processo e foi muito legal passar por esses lugares já tendo essa consciência. O livro é interessante demais e a leitura não é das mais lentas, apesar de tanta informação ter me feito deixar ele de lado de tempos em tempos. Vale a pena! :)
Autor: Michael Meyer/ Tradutor: Pedro Maia/ Editora: Zahar
POR LUGARES INCRÍVEIS
Quando estou viajando, prefiro ler livros YA por serem uma leitura fácil e mais rápida mesmo. Por lugares incríveis foi um pequeno problema porque eu estava em Budapeste e ficava querendo voltar logo pro hostel pra continuar a história, haha. Coincidentemente, li três livros que tinham a depressão como tema principal ou relevante para a história, talvez seja uma nova onda do mercado editorial, esse foi o primeiro e o que mais gostei. Nele, conhecemos a história de Violet Markey e Theodore Finch, dois jovens com vidas muito diferentes, mas sentimentos semelhantes. Ela tinha uma vida maravilhosa até sofrer um acidente de carro com a irmã e só ela sobreviver; ele vive períodos depressivos e problemas familiares, além de ser perseguido na escola. Um belo dia, os dois se encontram no alto torre da escola, ambos com a mesma intenção de pular, e ele a faz descer. Desde aquele momento, os dois percebem que têm algo em comum e vão se esbarrar em muitos momentos, principalmente quando são colocados juntos em um trabalho em dupla na escola. Enfim, livro fofíssimo, triste toda vida, com várias coisinhas pra se apegar e reflexões legais. Se você gosta de livro YA, não pode deixar de ler esse! Ah, não deixem de ler os agradecimentos da autora.
Autora: Jennifer Niven/Tradutora: Alexandra Esteche/Editora: Seguinte
SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS
Ai, gente, sabe aquele livro que você tem vontade de morrer de amor? Pois é, esse é um dos casos. Essa é a história do Simon, menino gay que ainda não saiu do armário, mas não está com pressa. Ele troca e-mails com um tal de Blue, um garoto que ele não sabe quem é, só que é da sua escola. Cada e-mail deles me fazia vomitar arco-íris. Em resumo, um menino babacão da escola vê os e-mails e começa a chantageá-lo, Simon tem os amigos mais cool ever, a mãe mais fofa da vida e o livro é um grande jato de dicas musicais e amor direto no nosso coração. Para melhorar, ele ainda dá umas cutucadas na família tradicional brasileira e traz discussões sobre machismo, racismo e heteronormatividade. Destaque para as piadinhas de duplo sentido dos dois e de como a autora abordou a sexualidade deles, achei muito fofo mesmo. Acho que vou parar aqui para não falar “fofo” mais uma vez. Só leiam, tá bem? Então tá bem.
Autora: Becky Albertalli/Tradutora: (a querida) Regiane WInarski/ Editora: Intrínseca
NUVENS DE KETCHUP
Como tenho muitos tradutores no meu Facebook, de vez em quando surgem algumas capas de livros traduzidos por eles no meu feed. Foi assim que conheci o Nuvens de Ketchup e quis comprá-lo de tão legal que achei o título (quem nunca, rs). A narração dele foi uma sacada muito boa e original: Zoe, a protagonista, envia cartas a um prisioneiro que está no corredor da morte. E é por meio dessas cartas com linguagem adolescente que conhecemos a história de Zoe, a menina com uma família cheia de atritos, poucos amigos e que acaba se envolvendo em mentiras que levam a um final trágico. Esse final desencadeará principalmente o sentimento de culpa dos envolvidos na confusão toda, a culpa é um tema forte em Nuvens de Ketchup. O livro tinha tudo pra ser só mais um com a história da menina bonita (que não sabe que é bonita) que se apaixona por dois irmãos e tem que lidar com isso, mas consegue mesmo se destacar, sendo, inclusive, ganhador do prêmio Edgar Allan Poe na categoria melhor livro juvenil. A única coisa de que não gostei da história foi a autora ter feito vazamento de fotos de garotas nuas na internet parecer uma coisa tranquila de se lidar e perdoar. Fora isso, gostei bastante do livro e indico a leitura!
Autora: Annabel Pitcher/Tradutor: Petê Rissatti/ Editora: Rocco
MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS
Outro livro em que o tema central é a depressão. Aysel é uma menina muito triste desde que seu pai foi preso por assassinar um aluno importante de sua escola, tem certeza de que pode ter em seu corpo o mesmo que fez o pai ter essa atitude e decide se matar. Só que não tem coragem de fazer isso sozinha e passa todo o seu expediente em uma empresa de telemarketing navegando pelo site Passagens Tranquilas. Em um tópico sobre arrumar parceiros para o suicídio, Aysel conhece Ronan e os dois decidem se matar juntos no dia sete de abril, data especial para o menino e aniversário de um ano do início do seu sofrimento. E vamos acompanhando a vida dos dois durante essa contagem regressiva enquanto torcemos pra eles ficarem juntos logo e desistirem dessa ideia. Adoro o Ronan, apesar de querer dar uns tapas nele no meio da história, haha, e gostei bastante de como a depressão foi trazida e explicada pela autora. Mais um da (minha) série: livros fofinhos para fim de tarde.
Autora: Jasmine Warga/Tradutor: Petê Rissatti/Editora: Rocco
Depois diga nos comentários se você gostou de algum, leu por minha indicação ou só quer shippar o casal “não-casal” de Simon vs. a agenda… junto comigo, hehe.