Salar de Uyuni: informações e dicas

Quando estava fazendo minha pesquisa para ir ao Salar, fiquei com muitas dúvidas que só foram respondidas com a minha experiência lá. Espero ajudar vocês a se preparar melhor para a viagem. Se tiverem alguma dúvida que não apareceu aqui, podem deixar nos comentários!

    • O clima do deserto é louco. De manhã, tá frio; de tarde, tá um calor dos infernos; de noite, está um frio glacial. Isso é horrível porque seu nariz começa a escorrer, você não sabe como fazer com as roupas e tudo resseca.
    • Eu fiz um esquema cebola com as roupas. De noite, estava cheia de roupa; de manhã, tirava algumas peças e passava um friozinho; de tarde, ficava ok e de noite botava as roupas de novo.
    • TEM BANHEIRO NO DESERTO. Eu, que sempre quero fazer xixi, estava realmente preocupada com a questão banheiro. A ideia de passar dias inteiros dentro de um carro bebendo água pra caramba por causa da altitude sem poder ir ao banheiro estava me deixando louca. Claro que numa emergência a gente abaixa por ali mesmo e vida que segue, mas eu achei banheiro em quase todos os pontos de parada. Eles são pagos, mas existem e não são caros.

  • Tem lojinhas pelo deserto também, passei por pelo menos uma em cada dia. Sem pânico. As coisas são um pouco mais caras, mas vende desde cerveja até Twix. Pra mim, foi importante pela água mesmo.
  • Levem fone de ouvido e umas músicas. Por mais animado que seu grupo seja, chega uma hora que não tem mais o que falar e as músicas bolivianas duram duas horas literalmente, parecia que eu estava escutando a mesma coisa o dia inteiro.
  • Levem uns biscoitinhos na bolsa.
  • Geralmente, só tem como carregar os celulares, câmeras e afins no primeiro dia. Carregadores portáteis valem ouro por ali.
  • Consegui tomar banho na primeira noite porque era aquecido, mas a fila é grande e pode ser que você dê o azar de pegar banho frio, mesmo que a empresa prometa banho quente, não dá muito para saber se vai rolar ou não. Recomendo levar lencinhos umedecidos para ajudar nessa parte.
  • Mulheres, assunto necessário, se você for estar menstruada durante a viagem e tiver como evitar, o faça. Deve ser péssimo, nada tem papel, tem esse negócio do banho…
  • Nada tem papel. Levem o de vocês. Vocês vão vai me agradecer por essa. Isso vale para a Bolívia, de maneira geral.
  • Levem biquíni/sunga. Tem um dia que rolam umas piscinas termais. Precisa de coragem, mas foi o que mais gostei de fazer nesse passeio.
  • Não pega telefone, internet, nada. Desapego total.
  • Rolam uns vinhos e cervejas nos alojamentos. Tem que pagar, claro.
  • Levem baralho, jogos, livros… A maioria dos carros chega nos alojamentos às 16h30/17h, antes de escurecer. O jantar é servido umas 19h e não tem mais nada para fazer, além de conversar. Mas, como eu disse, você passa 72hrs com as mesmas pessoas, acaba que o assunto morre e um jogo dá uma animada legal.
  • O sol castiga, não se esqueçam de passar protetor todos os dias, mesmo que esteja tudo nublado. Pelo branco do chão do Salar, o sol acaba refletindo e piora a situação.
  • ÓCULOS DE SOL. O Salar é MUITO branco, é impossível enxergar sem óculos, parece bizarro lendo assim, mas vocês vão entender quando chegarem lá. Tentei tirar o óculos um pouquinho e não conseguia abrir os olhos de tão claro que era.
  • Divido com vocês o que levei na minha mochila para o passeio de 3 dias, fora as roupas: duas garrafas de água 2L, papel higiênico, um pacote de biscoito, um pacote de Twix, polaramine (remédio para alergia), floratil (remédio para o estômago), benalet (pastilha pra garganta), spray de própolis e romã para a garganta — me salvou lindamente –, paracetamol, soro fisiológico, bepantol baby, hidratante de uso geral, lenço de papel, lenço umedecido, shampoo seco, desodorante, álcool em gel, óculos de sol e protetor solar.
  • Desses, não teria sobrevivido sem: bepantol para hidratar os lábios, lenço de papel, lenço umedecido, álcool em gel, spray pra garganta, óculos de sol, hidratante para passar na “entrada das narinas” (ficar limpando o nariz toda hora faz com que essa região fique queimada), protetor solar e soro fisiológico para hidratar o nariz e os olhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s