Praga: transporte

O transporte em Praga pode ser meio confuso, mas é ótimo e funciona a noite toda. Se seu hotel for no Centro, acho difícil que você use o sistema da cidade além de quando chegar ou for embora, é tudo bem juntinho e dá para fazer andando tranquilamente. Em todo caso, o metrô e os trams dão conta do recado se precisarem se deslocar um pouco mais, como eu precisei.

image

A única dificuldade, além das normais de outras cidades europeias (ver o sentido, contar as estações para saltar…), são a compra dos tickets e a língua tcheca. O transporte em Praga conta por tempo, ou seja, você compra o direito de andar x minutos em todo o transporte da cidade e quantas vezes quiser. O bilhete mais comum é o de 30 minutos, que custa 24 coroas tchecas, algo como 1 euro e pouquinho. Na verdade, acho difícil que voce use algum além desse. Segue um exemplo de como comprá-lo:

1) Essa é a máquina.
image

2) Aperte esse botão.
image

3) Bote as moedas aqui.
image

É importante fisar que a máquina só aceita moedas, então tente guardar algumas.

O tempo do bilhete só comeca a contar quando você valida o ticket, ou seja, se o seu hotel fizer o serviço de venda pra o transporte, como o meu, você pode comprar quantos quiser de manhã ou no dia em que chegar e ir validando aos poucos. Para validar, é so inseri-lo numa dessas máquinas aqui, nessa direção:
image

Você vai ouvir um barulhinho e ver um carimbo (discreto). Guarde esse bilhete pelos próximos 30 minutos porque o condutor pode pedir para ver. Caso você não tenha um ou não tenha validado, a multa é de 40 euros.

Outra coisa que achei legal aqui foi eles terem uma máquina de atendimento ao turista nas estações de metrô. Como eu disse, a língua pode confundir um pouco, às vezes passam informações no paineis que você acha serem o nome da próxima estação e, na verdade, eram outra coisa aleatória. Cheguei a descer de um tram por achar que estava indo para a direção errada, já que o que aparecia no painel não era a estação que eu esperava acompanhando pelo meu papel.
image

Depois do primeiro dia, tudo fica mais fácil, não é tão complicado quanto parece. Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s