Praga: dicas gerais

image

Não sabia muito onde alocar algumas informações que acho importantes ou legais, então decidi fazer um post mais geral.

1. A moeda de Praga, apesar de a República Tcheca fazer parte da união europeia, é a coroa tcheca, não o euro. A cotação geral é €1 = Czk25, mas consegui trocar por Czk26,50. Sem estresse, é possível trocar em vários lugares e outros também aceitam euro. A melhor casa de câmbio fica na esquina da praça Franz Kafka, a fachada é azul.

2. Walking tours gratuitos em inglês e espanhol saem diariamente às 10h, 10h45 e 14h da loja da Cartier na Old Town Square. Eles usam um guarda-chuva vermelho para serem vistos. É de graça, como disse, e o sistema é de gorjetas. O tour dura 3/3:30 e cobre boa parte da cidade, recomendo.

3. A mesma empresa faz um tour pelo Castelo de Praga, ele sai todos os dias às 14h30 do Rodolfinum, é um prédio perto do rio. Esse custa 300czk mais um bilhete de 30min para o transporte, que pode ser comprado com eles também. Não recomendo ir ao castelo sem guia porque, apesar de a catedral ser bonita, fica tudo meio bleh se você não sabe a história. Confesso que mesmo com o tour não achei uau, se estivesse tipo um dia em Praga, faria outras coisas.

4. Praga é o tipo de cidade para se perder e apreciar. Se você é do tipo que faz roteiro de tudo, deixe um espaço para caminhar, as ruas são lindas.

5. As lojas de souvenirs são bem legais, mas o preço pode variar muito. Achei diferenças de até 100czk no mesmo item na Old Town Square (turístico) e na praça Wenceslas Square.

6. As duas estações de metrô para chegar na parte turística de Praga são a Mustek e a Staromestska. A da rodoviária tem o mesmo nome dela, Florenc.

7. Existem diversas empresas que fazem passeios de dia inteiro pro campo de concentração de Terezin ou pra Kutná Hora. Muitas também vendem ingressos de concertos de música clássica e ballet. Pesquisem.

8. A noite de Praga é MUITO agitada, muitas boates, bares, pubs… A cerveja é mais barata que a água e os diferentes tipos de absinto, inclusive com cannabis, prometem não deixar ninguém em pé. Várias empresas organizam pub crawls e tours de degustação de cerveja também.

9. Se a viagem for romântica, diversos restaurantes e tipos de tours na cidade são a melhor opção. Tem desde carros luxuosos e aquecidos até barcos pelos canais da cidade.

10. Quando estiverem cruzando a Charles Bridge, vocês verão escadas. Desçam. Embaixo da ponte, do outro lado do rio, existe uma outra cidade, com centrinho, restaurantes, trams diferentes e uma atmosfera muito legal. É por lá que fica a John Lennon Wall, um muro grafitado no dia da morte do John Lennon com um trecho de Imagine que se tornou símbolo da luta contra o regime comunista na cidade para alguns.

11. Vejam o relógio astronômico mais antigo do mundo bater. Fica uma aglomeração na frente, mas é legal. Bate a cada hora desde de manhã até umas 21h.

12. Os táxis são meio complicados, eles dão muitas voltas de sacanagem. Nunca aceitem pagar mais de 400czk, desde que não estejam indo pro aeroporto, aí custa mesmo de 600 a 700czk. Os mais confiáveis são os amarelos que ficam nos pontos com o sinal de Fare Táxis.

13. Os tchecos são muito simpáticos e tentam ajudar sempre que possível, podem pedir ajuda!

14. A praça Wenceslas é a parte nova da cidade e concentra a maioria das cadeia de loja e lanchonetes que tem pela Europa. É ali que passa alguns trams.

15. Praga é segura, além de ter sido informada disso, não me senti diferente os 5 dias que passei aqui. Só cuidado com os furtos, acontecem em qualquer lugar.

16. Recomendo ficar pelo menos 3 noites na cidade. Como eu disse, não é lugar para se vir correndo, é para desfrutar.

17. Aqui tem vários bolos gostosos, não deixem de provar.

Mais dúvidas? Deixem aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s