Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Sempre que me perguntam onde se hospedar no Rio de Janeiro, eu fico meio perdida porque dificilmente conhecemos hotéis ou hostels na nossa própria cidade, então decidi falar aqui sobre os bairros do Rio que oferecem mais opções de hospedagem. Assim acho que consigo ajudar bastante gente :)

Botafogo: vou começar com meu bairro preferido na cidade. Botafogo tem muitas opções de hospedagem e é um bairro ótimo para ficar por ter muito comércio, vida noturna e ser muito central. É um bairro bem jovem e cool. Ele também costuma ser mais barato do que os bairros que têm praia, o que é besteira porque estando em Botafogo você não leva mais de 15 minutos para chegar até ela de metrô.

Ipanema: outro lugar ótimo para ficar, um dos mais nobres (e caros) do Rio. A praia está logo ali, assim como restaurantes e bares mais caros e badalados. Ele recebe mutos turistas e é mais adaptado a eles por isso. Seria minha segunda opção de lugar para hospedagem, mas lembrem-se de que ele é mais caro, um suco que você tome em Ipanema vai ser mais caro do que o que você toma em Botafogo.

Leblon: o metro quadrado mais caro do Rio. Não ficaria lá porque, apesar de ter ótimos restaurantes, tem poucas opções de transporte. Se você não se importar de ficar refém de táxi/uber (o que é terrível com o trânsito daqui), é uma boa opção.

Lagoa: mesma coisa, bairro superlegal, mas tem o problema do acesso.

Flamengo: outro bairro que acho ótimo para se hospedar. É central, residencial, tem muito comércio e barzinhos. Provavelmente, será ainda mais barato do que Botafogo. O Aterro do Flamengo está logo ali, você pode ir caminhar ou passear com a vista do Pão de Açúcar, especialmente aos domingos, já que nesse dia as pistas ficam fechadas para os carros.

Copacabana: é um bairro legal para ficar, residencial, tem metrô, praia e comércio. Não é dos meus preferidos e nem entendo por que recebe tantos turistas (talvez por causa da praia famosa), mas é uma boa opção.

Jardim Botânico/Gávea: dois bairros muito gostosos da cidade. Diversos artistas moram por ali. São bairros mais residenciais, têm muitas opções de lazer legais e muito contato com a natureza. O problema deles é o acesso, é sempre muito trânsito e não tem metrô, obrigatoriamente você tem que entrar no engarrafamento, o que pode prejudicar sua visita à cidade.

Barra da Tijuca: talvez o bairro mais odiado do Rio para quem não mora nele, haha. A Barra é sempre muito engarrafada, longe de tudo, o acesso é péssimo (ok, estou  sendo bem parcial aqui) e tem vários shoppings. Pra ser justa, na Barra da Tijuca ficam diversos restaurantes legais que só tem lá mesmo. De qualquer forma, só recomendo ficar lá se você tiver algum compromisso por ali mesmo e não planeja ficar turistando pela cidade.

Santa Teresa: outro bairro queridinho! Um recanto de paz no Rio de Janeiro. Cheio de turistas todos os dias, cheio de arte de rua, restaurantes e ateliês legais, recomendo muito a visita, mas não tanto se hospedar por ali porque o acesso é meio ruim (tem que subir uma longa ladeira) e as opções de comércio são limitadas. Se você já conhece a cidade e só quer descansar, por exemplo, acho uma excelente opção!

Centro: se não for pela região da Lapa, que fica no Centro, não recomendo ficar por ali. O Centro da cidade aqui no Rio só funciona de dia e dia de semana e é meio perigoso a qualquer hora, especialmente de noite. A Lapa pode ser uma boa opção de hospedagem se você curtir vida noturna.

Acho que esses são os principais. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários que posso tentar ajudar :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s