Istambul: o banho turco

Não sei se todo mundo sabe, mas os turcos têm um banho especial desde muuuuito tempo atrás, tem casas de banho (hamam) aqui do século XV! Confesso que o banho turco foi a razão de eu vir para Istambul, já queria fazer desde que conheci a tradição em um blog de beleza que acompanho, estava cheia de expectativa! É possível fazer nas casas de banho tradicionais, menos turísticas e com mais “emoção”, haha, ou, para quem quer ter uma experiência 100% confortável e receber vários mimos, a maioria dos hotéis de luxo aqui oferece o hamam mais turístico.

Infelizmente o post não terá fotos porque elas são proibidas, podia tirar da porta, mas eu dei mole mesmo.

Depois de pesquisar muuuuito, decidi fazer o mais tradicional na casa de banho Çemberlitas, que fica bem próxima do Graand Bazar e aberta das 6h à 0h, ou seja, ótimo roteiro sair do Graand Bazar direto pra lá, foi o que eu fiz. Não é barato, paguei 190 liras o banho turco tradicional + massagem (era meu aniversário, hehe), mas vale a pena a experiência, diria que é um ” must do” na cidade.

Vou contar agora a minha experiência, mas já percebi que cada um tem uma, por tudo que li — acreditem que foi bastante, eu tava fissurada na ideia de fazer esse banho, amo testar coisas de beleza diferentes.

Você chega na porta do Çemberlitas (é uma portinha, mas é em frente à estação de tram de mesmo nome) e vê a tabela de preços mesmo antes de entrar. Um moço que fala inglês fica na porta e pergunta se você entendeu tudo, se quer ajuda e tudo mais. Entrando, você vai na recepção, diz qual serviço você quer, paga, e a moça, ainda em inglês, te dá uma toalhinha e um saquinho com a/s ficha/s, que são seu “ingresso”, uma calcinha descartável e uma outra toalhinha que parece um babador. A moça vai te indicar uma porta e a partir daí o inglês se resume a “this way, here, sit, down”.

Abrindo a porta, uma senhora te recebe e indica com mímica mesmo que é para subir as escadas e se trocar. Lá tem lockers e a chave fica com você o tempo todo, achei bem seguro, estava um pouco tensa, em outras casas de banho as pessoas comentaram até terem passado por pequenos furtos.

Enfim, guardei minha roupa toda, vesti a calcinha descartável e me enrolei na toalhinha para descer. É com o peito de fora mesmo, gente, normal, não estranhem. Pois bem, depois disso a mesma mulher que te recebeu (e até se esforça para se fazer entender) te joga numa sala com outras várias mulheres do mesmo jeito que você e não diz mais nada!

Pela lógica do que eu estava vendo, entendi que eu tinha que estender a toalhinha numa pedra gigante e quente de mármore que fica no centro do hamam e deitar. Embaixo dessa pedra tem uma fornalha, então é quente mesmo, serve para abrir os poros. Você fica lá deitada esperando chegar a sua vez. Enquanto isso, as turcas vão dando o banho nas outras mulheres que chegaram antes, tudo ali em conjunto, não tem sala separada. Percebi que é uma coisa que as turcas fazem entre amigas, ficam lá deitadas conversando e tal.

Quando chega sua vez, a moça responsável por você vai dando os comandos, o primeiro vai ser para deitar. Aí começa o banho propriamente, ela esfrega seu corpo inteiroooo com uma bucha e a toalhinha-babador. Gente, juro que tomo banho todo dia, mas vocês não tem noção de quanto craca saiu de mim só de pele morta, fiquei até com vergonha. A moça que estava me dando o banho falava um inglês melhorzinho e perguntou se era a primeira vez, disse que é normal sair aquilo tudo mesmo. Depois disso, ela dá umas baldadas em você pra tirar a sujeira. Mesmo. Ela enche o balde de água e joga em você sem piedade.

Aí vem a parte mais legal!!! Você volta a deitar no mármore e ela te cobre de espuma! Mas não é cobrir um pouquinho, não, você vira uma bola de espuma! É incrível, jamais saberia descrever a sensação. Depois, mais baldadas para enxaguar e ela te chama para uma divisão da sala.

Ali, ela te senta, lava seu cabelo e avisa que acabou a parte dela. Você pode permanecer ali o tempo que quiser, diversas turcas que estavam em grupos de amigas e ficaram lá tomando “banho de baldinho” e conversando por horas.

Se for fazer massagem, é só sair pela única porta e esperar nos bancos onde está indicado. Se não for fazer, na mesma área da espera da massagem tem toalhas limpas para se secar.

Tudo acabado, é só subir de novo até a cabine onde você se trocou, pegar as roupas e voilá. Garanto que você nunca vai se sentir tão limpa na vida.

Falei tudo em relação ao banho turco feminino, mas tem para homens também, a entrada é a mesma, mas dentro do hamam eles separam, homens e mulheres não se misturam jamais.

A única coisa que acho que ficou faltando foi levar uma escova de cabelo, essa seria uma dica. Levem calcinha e escova de cabelo, assim já saem prontas para ir para o hotel descansar depois de tanto relaxamento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s