Istambul: indo para a parte asiática

Istambul é a única cidade do mundo localizada em dois continentes, a Europa e a Ásia. Por isso, um passeio imperdível é visitar a parte asiática, já que muito provavelmente você estará na europeia. Algumas empresas fecham pacotes de tour, mas não acho que precisa de nada disso, fui sozinha no barco que os próprios turcos usam para cruzar o Bósforo e foi tudo ok.

Parti do porto de Eminonu, onde fica o bazar das especiarias, com destino a Uskudar. É bem fácil localizar o ponto de partida dos barcos, tá escrito tudo certinho. Só tome cuidado que por ali tem “casinhas” de saída para outros locais, certifique-se de que está na correta, é assim:

image

Você passa o cartão de transporte na máquina e entra na sala de espera, tem um painelzinho de infos avisando o horário de saída. Não é difícil, a sala vai ficando lotada e depois muitassss pessoas saem pra pegar o barco, eles abrem a porta e é como se liberasse o gado, haha, sai todo mundo correndo. É que pra gente é turismo, mas para quem mora aqui é transporte mesmo, tipo Rio-Niterói.

Podem ter barcos mais velhos ou modernos (estou falando barcos, mas eles são gigantes, tá? Haha), andei nos dois e ambos tinham lugar do lado de fora para observar a vista, recomendo demais! As gaivotas vão seguindo o barco para pegar o pão que as crianças levam para dar, preparem as máquinas porque é lindo!

image

O trajeto custa cerca de 4 liras turcas e dura mais ou menos 15 minutos. Outra opção é atravessar pelo metrô debaixo d’água, mas a cena das gaivotas e a vista são tão lindas que não acho que valha a pena.

Na parte asiática não há muito pra ver, eu mesma fui mais para ver o contraste (bem claro) das duas partes e tomar um chá. Pela região do porto de Uskudar, tem uma mesquita, que pode ser visitada, e um café bem grande, onde alguns garçons falam um pouco de inglês. Aproveite para tomar um chai ou um sorvete caminhando por ali, é agradabilíssimo em dias de sol.

image

Reserve pelo menos 2h para esse passeio.

Na volta, é a mesma coisa, mas o sentido do barco agora é Emimonu, de onde saímos. Atenção que da “casinha” de Eminonu (abaixo) saem barcos para outros destinos no mesmo horário também, uma coisa meio “você pra esquerda e você pra direita”. Não é estresse, é sinalizado, só fique atento.

image

Qualquer dúvida, é só falar nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s