Santa Cruz de la Sierra/Bolívia – Chegando

Quando procuramos qualquer coisa de Santa Cruz de la Sierra no Google, podemos ler que é uma “cidade de passagem”, que “não tem nada pra fazer”. Morei lá por um mês e meio enquanto fazia trabalho voluntário e descobri um pouco mais do que isso. Minha dica é: você está indo para La Paz em uma viagem curta pela Bolívia? Fique 1 dia em Santa Cruz. Quer conhecer um pouco mais do país e está mochilando com mais calma? Passar uns 5 ou 6 dias em Santa Cruz é suficiente.

Santa Cruz é a porta de entrada da maioria dos brasileiros que chegam por ar à Bolívia, principalmente nos voos da Gol. Para chegar na Bolívia, você vai ter que preencher muitos formulários, muitos mesmo, é insuportável. Não me lembro de preencher tanta coisa nem nos EUA. Saindo do avião, chega a imigração com a divisão clássica locais/mercosul/outros. Meu voo não estava tão cheio, mas também acho que andou rápido. Como meu passaporte é do Mercosul, não me perguntaram muita coisa (estava morrendo de medo porque deixei o endereço em que eu ficaria em branco, já que eu não sabia, mas não deu nada), disse o que estava indo fazer lá, fizeram uma brincadeirinha comigo e me devolveram meu passaporte carimbado sem o limite de dias e um papel. NÃO PERCA ESSE PAPEL. Eu não perdi, mas posso  dizer que pode te dar problema. Esse é o papel que garante sua passagem pela imigração, guarde ele na doleira junto com o passaporte, vão te pedir para fazer check-in em hostels em La Paz e coisas do tipo. Além disso, você tem que entregar na saída e deve ter que pagar alguma coisa se perder. Enfim, vamos poupar aborrecimentos e apenas se agarre a esse papel como se não houvesse amanhã. Logo depois, vão te encaminhar para a sala de bagagens e eles vão abrir todas as malas do voo. De verdade. Demora uma eternidade para sair do aeroporto, estou sendo sincera.

O aeroporto é o VVI (Viru Viru) e é bem pequeno. Uma comparação mais ou menos é o Santos Dumont, mas o VVI é realmente é menor. Fica localizado a 5km do 8º anel da cidade (aqui cabe uma explicação: Santa Cruz, assim como muitas cidades da América espanhola, é organizada com uma praça no meio e anéis que irradiam dela, como se tivessem jogado uma pedrinha em um lago) e o centro fica perto do 1º anel. Para eles, o aeroporto é longe, mas para mim, que moro no Rio, acho bem tranquilo.

Organização da cidade: a praça 24 de Septiembre no meio e os anéis  irradiando. A cidade está crescendo agora para o 9º.

Você pode sair de lá com um ônibus que vai passando pelos anéis (anillos) ou de táxi. Cuidado com os taxistas. Em Santa Cruz, e na Bolívia em geral, existem mil leis, mas ninguém as cumpre, o que não é diferente com os táxis. Na teoria, eles deveriam ser brancos com uma faixa verde, mas são apenas veículos de passeio com um adesivo de táxi colado que claramente pode ter sido comprado na banca de jornal. No aeroporto, existem, sim, táxis padronizados, são brancos com faixa azul. Mire neles e evitem pegar outro. Primeiro choque cultural: não existe taxímetro, você tem que combinar o preço. Li muitos blogs que diziam para pechinchar o máximo e tudo mais, mas percebi que esse não é um costume das pessoas que moram lá. Acho que isso é mais comum em La Paz. De qualquer forma, o táxi do aeroporto até o Centro tem um preço meio padronizado, é 70 bolivianos. Você pode até tentar negociar, mas acho que vai ser sem sucesso. Preste atenção e combine isso antes de entrar no carro porque já aconteceu comigo muuitas vezes de os taxistas mudarem o preço no final ou quando eu falava uma frase com sotaque mais pesado. Bata o pé e pague apenas o combinado.

Se não tiver endereço programado e estiver na dúvida de onde ir, peça para te levarem para a Plaza 24 de Septiembre. É lá que você vai ver mais movimento, é o coração da cidade, e também tem alguns hostels por lá. Boa viagem :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s