Santa Cruz de la Sierra – O que fazer

Santa Cruz de la Sierra é uma cidade grande para os padrões bolivianos, mas qualquer um do Rio ou de São Paulo vai identificar a cidade como pequena imediatamente. A organização da cidade é em torno da praça central, a 24 de Septiembre, onde fica esta catedral linda de tijolinhos:

IMG_20150911_114625270_HDR IMG_20150911_183227924

A igreja foi fundada pelos Padres Mercedários em 1572 e foi incendiada por “patriotas revolucionários” em 1817, mas foi reconstruída no ano seguinte (estou tirando essas informações de um material turístico que me deram. Botei o patriotas revolucionários entre aspas porque nunca se sabe o que está na cabeça de quem escreve…). Em 1922, a igreja adotou um estilo neogótico, com seus muros de cal e revestimento fofo de tijolinho.

PASSEIOS NA CIDADE (Tour de 1 dia)

Você acabou de chegar em Santa Cruz! Que tal tomar um suco de laranja natural em uma das barraquinhas em torno da praça? Eles são bem gostosos. Se você for mais aventureiro, também pode experimentar um suco de morango ou tamarindo que as senhoras vendem em coolers ao redor da praça. Na extremidade oposta à catedral, fica o centro de informação para turistas, você pode conseguir um mapa lá. Minha dica é ficar andando pelo centrinho, tem algumas casas de câmbio por ali perto, é possível visitar e subir na catedral e almoçar no restaurante colorido que fica em uma das esquinas da Catedral. Nele, você subir pro rooftop e ter uma boa visão da cidade. Preste atenção no chão da galeria que fica na entrada lateral: ele é espelhado com o desenho da catedral!

IMG_20151004_214249091

Depois, você pode visitar os dois museus que tem ali perto. Um é uma casa branca que fica em um dos lados da praça, a Casa Municipal de la Cultura (Plaza 24 de Septiembre, entre a Calle Junín e a Calle Ayacucho). Quando fui, estava tendo uma exposição de arte contemporânea de artistas LGBT, o que me surpreendeu, visto o que já tinha percebido do conservadorismo da sociedade por lá. O outro é o Manzana 1 (Independencia e Plaza Manzana 1), um centro cultural bem bonitinho que prioriza artistas locais nas exposições.

IMG_20151004_210405312 IMG_20151004_210851501 IMG_20151004_211117666

Do lado esquerdo da catedral, tem uma ruazinha estreita, atravesse. Você vai encontrar uma outra praça com um muro toodo grafitado, ótimo para tirar fotos. Nos finais de semana, principalmente no domingo, essa praça tem uma feirinha, artistas de rua pintando e até oficinas de pintura para crianças, é uma gracinha. Acho que agora é importante uma pausa para o café ou o chá porque a siesta ainda não acabou, vai estar tudo fechado. Perto dessa praça em que estamos, tem um café com Wi-Fi (coisa rara na Bolívia)! O Coffee Town tem cafés de várias partes do mundo, chás e bolinhos deliciosos de Nutella. Se estiver calor, uma boa pedida é a loja de paletas mexicanas que fica do lado. Meu sabor preferido é de coco com doce de leite.

IMG_20151011_193531100IMG_20151011_193535605

Já deu 15hrs? O passeio pode continuar em um dos mercados locais. Eu ia no Los Pozos, mas acho que fica um pouco longe (eu sou um lixo para distâncias e direções, desculpe). Nesses mercados você vai ver frutas, muitos DVDs piratas e a cultura local. Preparem as máquinas (com cuidado, claro) e aproveitem os diversos sacos de grãos, temperos, os abacaxis decorados e movimento perto desses mercados.

De noite, meu bar preferido por lá é o Mentos, que fica pertinho da praça e do Café Lorca, outro restaurante tradicional da cidade. Lá toca uma música ótima, mais rock, e também tem uma parte de eletrônica, que não eu gostava muito.  Se você for mais velho ou estiver indo em casal, recomendo o Café Lorca mesmo. Dependendo do dia, tem música ao vivo. Quer esticar a noite? Gosta do Teatro Odisséia, na Lapa? Pergunte pela Caminito. Você não paga nada pra entrar, vai lá dar uma olhada! ;)

OUTRAS ATIVIDADES

Samaipata

Biocentro Güembé

Lomas de Arena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s