Na Mochila da Paula

Istambul: o banho turco

Anúncios

Não sei se todo mundo sabe, mas os turcos têm um banho especial desde muuuuito tempo atrás, tem casas de banho (hamam) aqui do século XV! Confesso que o banho turco foi a razão de eu vir para Istambul, já queria fazer desde que conheci a tradição em um blog de beleza que acompanho, estava cheia de expectativa! É possível fazer nas casas de banho tradicionais, menos turísticas e com mais “emoção”, haha, ou, para quem quer ter uma experiência 100% confortável e receber vários mimos, a maioria dos hotéis de luxo aqui oferece o hamam mais turístico.

Infelizmente o post não terá fotos porque elas são proibidas, podia tirar da porta, mas eu dei mole mesmo.

Depois de pesquisar muuuuito, decidi fazer o mais tradicional na casa de banho Çemberlitas, que fica bem próxima do Graand Bazar e aberta das 6h à 0h, ou seja, ótimo roteiro sair do Graand Bazar direto pra lá, foi o que eu fiz. Não é barato, paguei 190 liras o banho turco tradicional + massagem (era meu aniversário, hehe), mas vale a pena a experiência, diria que é um ” must do” na cidade.

Vou contar agora a minha experiência, mas já percebi que cada um tem uma, por tudo que li — acreditem que foi bastante, eu tava fissurada na ideia de fazer esse banho, amo testar coisas de beleza diferentes.

Você chega na porta do Çemberlitas (é uma portinha, mas é em frente à estação de tram de mesmo nome) e vê a tabela de preços mesmo antes de entrar. Um moço que fala inglês fica na porta e pergunta se você entendeu tudo, se quer ajuda e tudo mais. Entrando, você vai na recepção, diz qual serviço você quer, paga, e a moça, ainda em inglês, te dá uma toalhinha e um saquinho com a/s ficha/s, que são seu “ingresso”, uma calcinha descartável e uma outra toalhinha que parece um babador. A moça vai te indicar uma porta e a partir daí o inglês se resume a “this way, here, sit, down”.

Abrindo a porta, uma senhora te recebe e indica com mímica mesmo que é para subir as escadas e se trocar. Lá tem lockers e a chave fica com você o tempo todo, achei bem seguro, estava um pouco tensa, em outras casas de banho as pessoas comentaram até terem passado por pequenos furtos.

Enfim, guardei minha roupa toda, vesti a calcinha descartável e me enrolei na toalhinha para descer. É com o peito de fora mesmo, gente, normal, não estranhem. Pois bem, depois disso a mesma mulher que te recebeu (e até se esforça para se fazer entender) te joga numa sala com outras várias mulheres do mesmo jeito que você e não diz mais nada!

Pela lógica do que eu estava vendo, entendi que eu tinha que estender a toalhinha numa pedra gigante e quente de mármore que fica no centro do hamam e deitar. Embaixo dessa pedra tem uma fornalha, então é quente mesmo, serve para abrir os poros. Você fica lá deitada esperando chegar a sua vez. Enquanto isso, as turcas vão dando o banho nas outras mulheres que chegaram antes, tudo ali em conjunto, não tem sala separada. Percebi que é uma coisa que as turcas fazem entre amigas, ficam lá deitadas conversando e tal.

Quando chega sua vez, a moça responsável por você vai dando os comandos, o primeiro vai ser para deitar. Aí começa o banho propriamente, ela esfrega seu corpo inteiroooo com uma bucha e a toalhinha-babador. Gente, juro que tomo banho todo dia, mas vocês não tem noção de quanto craca saiu de mim só de pele morta, fiquei até com vergonha. A moça que estava me dando o banho falava um inglês melhorzinho e perguntou se era a primeira vez, disse que é normal sair aquilo tudo mesmo. Depois disso, ela dá umas baldadas em você pra tirar a sujeira. Mesmo. Ela enche o balde de água e joga em você sem piedade.

Aí vem a parte mais legal!!! Você volta a deitar no mármore e ela te cobre de espuma! Mas não é cobrir um pouquinho, não, você vira uma bola de espuma! É incrível, jamais saberia descrever a sensação. Depois, mais baldadas para enxaguar e ela te chama para uma divisão da sala.

Ali, ela te senta, lava seu cabelo e avisa que acabou a parte dela. Você pode permanecer ali o tempo que quiser, diversas turcas que estavam em grupos de amigas e ficaram lá tomando “banho de baldinho” e conversando por horas.

Se for fazer massagem, é só sair pela única porta e esperar nos bancos onde está indicado. Se não for fazer, na mesma área da espera da massagem tem toalhas limpas para se secar.

Tudo acabado, é só subir de novo até a cabine onde você se trocou, pegar as roupas e voilá. Garanto que você nunca vai se sentir tão limpa na vida.

Falei tudo em relação ao banho turco feminino, mas tem para homens também, a entrada é a mesma, mas dentro do hamam eles separam, homens e mulheres não se misturam jamais.

A única coisa que acho que ficou faltando foi levar uma escova de cabelo, essa seria uma dica. Levem calcinha e escova de cabelo, assim já saem prontas para ir para o hotel descansar depois de tanto relaxamento!

Anúncios

Anúncios